quarta-feira, 30 de junho de 2010

I LOVED EVERY TERRIBLE MOMENT!

“A maior glória não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre, depois de uma queda.” (Confúcio) Já está! Caí e levantei-me várias vezes! Mas adorei cada minuto de dor! Não há palavras para descrever a emoção de cumprir um objectivo há muito estabelecido… Não há palavras para agradecer todo o apoio que recebemos, de grandes amigos, conhecidos, e até desconhecidos… Não há palavras de solidariedade que cheguem para com os meus companheiros de Iron e de outras aventuras e andanças desportivas… Por fim, não há palavras para agradecer ao próprio organizador, Mario Appermans, e respectivos colaboradores, por uma prova perfeita! Vivi cada instante com prazer e natural curiosidade por algo que nunca tinha feito a esta escala; senti cada pequena dor ou desconforto como pequenos “nadas” em algo muito maior; absorvi cada imagem, cada paisagem, cada odor e cada sabor; escutei cada sinal do meu corpo, ignorei cada um dos seus apelos com persistência e determinação… Desfrutei de cada segundo. Nadar no canal foi altamente! Pedalar ao longo do mesmo, num bonito percurso sempre debaixo de sombra, foi fresco e retemperador! Começar a correr pela pista de tartan num complexo desportivo de “província” - de fazer corar de vergonha muitas das nossos supostas “instalações desportivas”- foi um bálsamo; à 1ª passagem pela zona de meta, foi lírico ouvir o speaker anunciar alto e bom som o meu nome e a representação de Portugal! “Bati na parede” nas duas últimas voltas da maratona, mas foi sensacional ser acompanhada pelo Espanhol na recta final da 3ª volta, enquanto ele entrava no funil de meta e eu entrava no corredor adjacente que me levava à 4ª e última volta! O speaker fazia a festa, com o nosso nome e o de Portugal a soarem em cada canto da grande praça cheia de esplanadas! À 4ª e última entrada na recta que conduzia à meta, o Espanhol aparece, já de medalha ao peito, embrulhado numa enorme bandeira de Portugal, e insiste em correr comigo aquele troço até ao funil de meta, enquanto toda a assistência nas esplanadas aplaude! Épico! Entro no corredor enquanto retiro do bolso a pequena bandeira de Portugal que me acompanhou na maratona… O speaker não dá tréguas, e cruzo a meta com um enorme sorriso de felicidade! Se podia viver sem ter feito um IRONMAN?? Poder podia, mas não era a mesma coisa!

Algumas curiosidades: Tempo total de prova – 13h16: Natação (3.8kms) – 1h23 Transição – 3:43 (consumo de 1 banana + água) Ciclismo (180kms) – 6h15 Consumo: 3 bidons de água + 2 bidons de isotónica + 4 gels + 1 banana + 5 pastilhas Isostar “High Energy Tablets” + 1 fatia de Panrico Velocidade média – 29km/h Transição – 7:57 (consumo de cajus + 1 fatia de Panrico + isotónica + água) Maratona (42.195 kms) – 5h26 Consumo: 3 gels + 1 banana + 5 pastilhas Isostar High Energy + copos de água e coca-cola em TODOS os postos de abastecimento, à ida e à volta. Consumo calórico (apenas Ciclismo e Corrida) – 6713 Kcal Temperatura Média – 29º; acumulado de subidas – 395mts Gráfico do monitor de frequência cardíaca (apenas Ciclismo e Corrida):

7 comentários:

  1. Somente quem tem o sabor de tais provas sabe do que trata estes relatos.
    Uma vez mais parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Ironmena!

    Grande prova, grande relato!

    Força, boa recuperação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. PARABÉNS!!! Muita admiração e muito respeito.Parabéns!!!!

    Um sonho que espero também concretizar...

    VP

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo feito! :)

    Quando é o próximo?
    Tenho a certeza que mesmo com o empeno já começam a pensar em fazer outro...

    Uma dica (se me é permitido), a alimentação no ciclismo foi manifestamente curta. Uma regra que se costuma utilizar num IM é consumir entre 300 a 400Kcal por hora (dependendo obiviamente do peso/sexo...etc, do atleta).

    Uma vez mais Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. IronMena,
    Isto só vem confirmar aquilo que eu já sabia: que és realmente uma pessoa especial!!!
    Por tudo o que conheço de ti, e agora, por mais esta valentia!

    Ando a contar do teu feito a todos aqueles que te conhecem por aqui, porque o meu orgulho em ser tua amiga é "quase tão grande" quanto a tua satisfação por teres cumprido este objectivo!!! (Digo-o com as devidas distâncias, pois apenas posso imaginar o que sentes pelo que relataste, jamais saberei efectivamente o que isso é!!!)

    Muitos, muitos parabéns para ti e para o teu companheiro de prova!!
    Que a vida vos continue a possibilitar esses desafios (porque imagino que já outras "loucuras" começam a nascer dessas cabeças... eheheh)

    Beijinhos, sua campeã!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada a todos!
    Vanessa, o sonho comanda a vida, vais lá chegar, e com a tua capacidade vai ser canja! Não vais andar a pastar como eu!
    Sérgio, boas dicas. A experiência é realmente tudo.
    Sílvia, tu vê lá o que andas para aí a dizer! Já chega! :-)

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns.
    O realizar de um sonho é sempre algo que nos motiva ainda mais. Pois os sonhos comandam a vida.

    O relato transmite-nos o percorrer do sonho que estavas a viver.

    Mais uma vês muitos parabéns pois isso é uma Súper Prova.

    ResponderEliminar