quarta-feira, 30 de junho de 2010

I LOVED EVERY TERRIBLE MOMENT!

“A maior glória não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre, depois de uma queda.” (Confúcio) Já está! Caí e levantei-me várias vezes! Mas adorei cada minuto de dor! Não há palavras para descrever a emoção de cumprir um objectivo há muito estabelecido… Não há palavras para agradecer todo o apoio que recebemos, de grandes amigos, conhecidos, e até desconhecidos… Não há palavras de solidariedade que cheguem para com os meus companheiros de Iron e de outras aventuras e andanças desportivas… Por fim, não há palavras para agradecer ao próprio organizador, Mario Appermans, e respectivos colaboradores, por uma prova perfeita! Vivi cada instante com prazer e natural curiosidade por algo que nunca tinha feito a esta escala; senti cada pequena dor ou desconforto como pequenos “nadas” em algo muito maior; absorvi cada imagem, cada paisagem, cada odor e cada sabor; escutei cada sinal do meu corpo, ignorei cada um dos seus apelos com persistência e determinação… Desfrutei de cada segundo. Nadar no canal foi altamente! Pedalar ao longo do mesmo, num bonito percurso sempre debaixo de sombra, foi fresco e retemperador! Começar a correr pela pista de tartan num complexo desportivo de “província” - de fazer corar de vergonha muitas das nossos supostas “instalações desportivas”- foi um bálsamo; à 1ª passagem pela zona de meta, foi lírico ouvir o speaker anunciar alto e bom som o meu nome e a representação de Portugal! “Bati na parede” nas duas últimas voltas da maratona, mas foi sensacional ser acompanhada pelo Espanhol na recta final da 3ª volta, enquanto ele entrava no funil de meta e eu entrava no corredor adjacente que me levava à 4ª e última volta! O speaker fazia a festa, com o nosso nome e o de Portugal a soarem em cada canto da grande praça cheia de esplanadas! À 4ª e última entrada na recta que conduzia à meta, o Espanhol aparece, já de medalha ao peito, embrulhado numa enorme bandeira de Portugal, e insiste em correr comigo aquele troço até ao funil de meta, enquanto toda a assistência nas esplanadas aplaude! Épico! Entro no corredor enquanto retiro do bolso a pequena bandeira de Portugal que me acompanhou na maratona… O speaker não dá tréguas, e cruzo a meta com um enorme sorriso de felicidade! Se podia viver sem ter feito um IRONMAN?? Poder podia, mas não era a mesma coisa!

Algumas curiosidades: Tempo total de prova – 13h16: Natação (3.8kms) – 1h23 Transição – 3:43 (consumo de 1 banana + água) Ciclismo (180kms) – 6h15 Consumo: 3 bidons de água + 2 bidons de isotónica + 4 gels + 1 banana + 5 pastilhas Isostar “High Energy Tablets” + 1 fatia de Panrico Velocidade média – 29km/h Transição – 7:57 (consumo de cajus + 1 fatia de Panrico + isotónica + água) Maratona (42.195 kms) – 5h26 Consumo: 3 gels + 1 banana + 5 pastilhas Isostar High Energy + copos de água e coca-cola em TODOS os postos de abastecimento, à ida e à volta. Consumo calórico (apenas Ciclismo e Corrida) – 6713 Kcal Temperatura Média – 29º; acumulado de subidas – 395mts Gráfico do monitor de frequência cardíaca (apenas Ciclismo e Corrida):

terça-feira, 29 de junho de 2010

FINISHERS...

Obrigado a todos pelo vosso apoio e palavras de incentivo. A prova em si foi a cereja em cima do bolo, todo o percurso até ao dia da prova, a viagem, os locais e as pessoas que ficámos a conhecer fizeram desta aventura um evento memorável. Há muito a relatar e poucas fotos para mostrar pois a máquina levou com a "marreta". Por agora, é começar já a pensar no próximo Empeno...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Countdown to LIMBURG226: Faltam menos de 72h!

Não dá para acreditar que está quase a chegar a hora! Ontem à noite foram os preparativos de última hora... Imprevistos acontecem sempre... De repente, lembrámo-nos que seria algo suspeito e provavelmente o pessoal de terra não iria deixar passar para bordo, qualquer coisa como 15 pacotes de gel e meia dúzia de barras energéticas cada um! Além de saquinhos de "pós" isotónicos, energéticos e pastilhas... Os pacotes de gel poderiam ser considerados líquidos, e assim não poderiam ser transportados na bagagem de mão, quase de certeza. Mais vale não arriscar... Por isso, a caixa da bicicleta, que já se encontrava fechada com resmas de fita-cola, teve de ser aberta outra vez! Para enfiar lá para dentro aquelas palettes de produtos esquisitos! A noite também me trouxe duas visitas ilustres: a Green e a Nina, em pleno treino nocturno para o Ultra-Trail do Mont-Blanc (UTMB), equipadas de bastões e tudo, passaram lá por casa para nos desejar a maior das sortes, e para nos passarem um testemunho da maior responsabilidade: uma "pequena" bandeira nacional, carregada de experiências anteriores em provas importantes, como vários XPDs e outras!

Esta vai no coração, e provavelmente bem dobradinha num dos bolsos minúsculos do Tri-suit! Vai chegar bem suada, mas é assim que ela tem mais valor!

Em vésperas de futebóis, e em vésperas de 2 cidadãos anónimos amadores irem dar o litro por um ideal e um objectivo que poderá parecer banal à luz do mediatismo de que certas "estrelas" gozam, este símbolo da soberania e integridade nacionais tem ainda mais significado para nós!

Por amor à camisola, cada um de nós espera trazer também a camisola de FINISHER!

Hoje, dia de S. João, rumamos à cidade do Porto. Amanhã, nós e bicicletas voaremos para Eindhoven, com LIMBURG como destino final.

O que sentimos? O IM para nós é isto:

"Ironman is all about overcoming obstacles. The challenges start with your training routine, how you manage your work and family commitments with those long sessions that take a lot of your time and energy. The training is 90% of the Ironman experience and is the biggest challenge. Race day is only the celebration of getting to the start line. You will still be tested during the event, be it physically or logistically, but with your Ironman determination you will find a solution and make it to the finish line."

terça-feira, 22 de junho de 2010

Racing stuff!

Mais material com "poderes especiais":
Óleo de "fígado de bacalhau" para a saúde da corrente...
(Atentem à designação - "PRO ROAD", "Racing - Tours - TRIATHLONS"! É mesmo a sério!)
E umas "gotas para os olhos" para os óculos não embaciarem! LOL
Com material deste calibre, venham todas as adversidades, que o material aguenta! Se as caixas com as bicicletas chegarem intactas ao seu destino, já ficamos aliviados!
Let's go!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ready to pack!

Eis que estamos, nada mais nada menos, que a 6 dias do "nosso" Iron, e a 4 dias de viajarmos! Assim, o fim-de-semana foi passado a ensaiar coisas: embalar as bikes, verificar a check-list um sem número de vezes, pesar os volumes, tentar metê-los dentro do carro... uffa, uma data de coisas! Uma garagem transformada em sala de pânico! À medida que vamos embalando as coisas, o entusiasmo também vai crescendo!

E como de mecânica de bicicletas não percebemos muito, não vá o diabo tecê-las e apertarmos os pedais quando os queremos desapertar, não há nada como colocar uma etiqueta, estilo post-it, em cada crenque para não nos esquecermos de como é! LOL

Mestre, já está tudo pronto?? Então vamos mas é embora que eu já não aguento esta espera!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Missão Cumprida@Pirinéus

Citando: "1010 kms... muitos kms de subidas, chuva, lama com fartura, marreta nas pernas ... eis que chegámos ao fim da linha em Hondarribia, País Basco, ponto de passagem do Caminho Santiago do Norte." Parabéns Angelfish, Parabéns Peregrino... Depois desta travessia dos Pirinéus um "Ironzito" são peanuts... Boa viagem de regresso...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Altitude vs Planície

Enquanto nós meninos andamos aqui a treinar com dias cheios de sol em estradinhas planas e sem buracos, eis um pequeno texto enviado directamente dos Pirinéus pela Angelfish: "Hoje não houve neve... tivemos foi chuva e granizo e andámos tipo cabra montez a desbravar mato e a trepar calhaus numas encostas... também houve direito a trovões e relâmpagos". Que inveja pá...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Road to Limburg @ Pirinéus

Neste preciso momento... alguém deve estar a fazer uma subida daquelas bem lixadas que nunca mais acabam.
Aquele bidon não engana...
Angelfish e o seu Peregrino em mais uma grande travessia de BTT, neste caso em particular, os Pirinéus... coisa pouca. Boas pedaladas, que as subidas sejam curtas e as descidas eternas...